quinta-feira, 24 de março de 2011

AUTO EXAME DAS MAMAS



 OIIII GENTEEE!!! 

     Não tem como explicar a felicidade que estou sentindo com o carinho de vocês! Muito obrigada!
E já que falamos de saúde da mulher, por que não falar de mamas? Existem várias doenças, benignas e malignas, que podem afetá-las e adivinha quem geralmente nota as primeiras alterações??? Sim!!! Nós mesmas!!! Então é dever de toda a mulher fazer o auto-exame das mamas. É muito fácil, não tem esforço, não custa nada... então não tem desculpas, né?! Vamos aprender como se faz?



COMO REALIZAR O AUTO-EXAME

·          Em frente ao espelho, olhe suas mamas, procurando alterações nos mamilos ou pregas na pele, assim como covinhas.  



·          Junte as mãos atrás da cabeça e empurre-as para a frente. Observe se há alguma mudança na pele ou na forma das mamas.  



·          Aperte as mãos firmemente contra os seus quadris e dobre-se um pouco para a frente. Observe
com muita atenção se a pele ou a forma das mamas sofrem alguma mudança.


·          Deite-se com uma almofada pequena embaixo das costas do lado direito, com o braço deste mesmo lado debaixo da nuca.




·          Com os três dedos do meio da sua mão esquerda, examine a mama direita, firme e cuidadosamente, em toda a sua extensão. Comece pela superfície externa, apertando a parte média e plana dos seus dedos contra a mama. Mova-os em pequenos círculos de fora para dentro, até chegar ao mamilo. Preste atenção se existem massas ou inchaços que você não tenha notado antes.



·          Repita o procedimento para examinar a mama esquerda.

·          Agora, de pé, toque suavemente a mama direita com os dedos da mão esquerda , começando na axila e movendo pouco a pouco a mão ao redor da mama em direção ao mamilo.


   ·          Inverta a posição para examinar o lado esquerdo. Este exame pode ser feito também durante o banho, já que, com o peito ensaboado, os dedos deslizam facilmente e não é preciso pressionar.



QUANDO AVISAR O SEU MÉDICO:

-> Mudanças na forma ou coloração das mamas
-> Pele tipo "casca de laranja"
-> Nódulos ou caroços
-> Líquido que sai dos mamilos


Se você menstrua, examine suas mamas no 5º dia a partir do início da menstruação!
(no período pré-menstrual as mamas ficam endurecidas e dolorosas).



NÃO ENTRE EM PÂNICO CASO ENCONTRE ALGUMA ALTERAÇÃO!


OBS1: o que você vê ou sente em sua mama não significa que você tenha câncer,
mas é um sinal importante para você procurar o seu médico.


OBS2: Segundo o INCA (instituto nacional do câncer), o auto-exame das mamas não deve ser uma estratégia isolada de prevenção, logo, nunca deixe de fazer o exame físico com um médico ou enfermeiro capacitado.

Para saber mais: www.febrasgo.org.br



8 comentários:

  1. Mais uma vez flor, parabéns pelo blog. É sempre bom ter alguém com maior conhecimento nessa área para nos esclarecer ^^

    Um pequeno depoimento sobre o tema:

    Eu entrei em pânico a um ano atrás rsrs, eu tinha encontrado uns carocinhos e fiquei com medo pelo fato d ter ocorrências d câncer d mama na familia. Fiz o exame clínico duas fezes pra ter certeza. Graças a Deus n foi nada (segundo os médicos eram bolinhas d gordura). Mas ainda sinto os carocinhos.

    Tb recebi críticas d algumas vizinhas na época, porque diziam q era possível d eu n ser virgem (coisa q sou)por estar com nódulos nos seios. A povo sem informação. Uma coisa n tem nada a ver com a outra =p

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão Dani, ainda falta muita informação! Não existe relação nenhuma o fato de ser ou não virgem com nódulos e até mesmo com quadris largos (juro que já ouvi)!!!
    Entendo você, pois sem querer sempre pensamos no pior, né! Fico muito feliz que você tenha se cuidado e ido atrás da solução =) Mas nunca deixe de seguir acompanhamento, tá?!
    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéééns pelo post!
    Esse é um assunto muito importante e deve ser discutido sempre, com muita seriedade!
    =)

    ResponderExcluir
  4. flor adorei!
    complementando oq vc falou, muita gente fala que o corpo desenvolve depois da primeira vez, o que realmente deve ser mito pois eu era virgem até os 17 e sempre tive o corpo desenvolvido desde os 14! ouvi falarem muito de mim, que eu tinha quadris largos e seios grandes por nao ser mais virgem, até minhas amigas duvidara... rs Bom, adorei o post *-*

    ResponderExcluir
  5. Lola, linda, isso acontece muito né! Mas é o maior mito!
    Obrigada pelo seu carinho! =)

    ResponderExcluir
  6. Corujinha, amei o post!
    Eu tinha o hábito de fazer o auto exame, mas fazia tudo errado! Do dia ao toque, tudo errado!
    uaHuHUAhua

    ResponderExcluir
  7. Confeso q a teeeempos ñ faço auto exame. Foi bom esse poste me lembrar pois amanha é o 5° apos minha mestru e dai vou fazer =D Ñ conhecia esse de presionar a cintura, cabeça e nem q tinha q ver covinhas e auteraçoes na coloração e tal. So conhecia o exame de pé.

    ResponderExcluir
  8. Corujinha,

    vou mostrar esse exame pra minha mãezinha...

    Valeu pelas dicas.

    Post perfeito, também para nós homens.

    Bjs!

    PS: Posso escrever aqui que TE AMO????

    TE AMOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir

Deixe sua análise, elogio, crítica, dúvida ou sugestão!