quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma visão geral dos ANTICONCEPCIONAIS ORAIS


     Pessoal, resolvi falar de um tema que já é super comentado. Mesmo assim, tenho notado que ainda restam muitas dúvidas a respeito dos anticoncepcionais orais (ACO), ou como chamamos geralmente: pílula!
     Essa classe de medicamentos foi originada na década de 1960 e permitiu que mulheres pudessem controlar seu desejo ou não de gestar, sendo uma das principais causas da "revolução sexual" em 1970 e do aumento do número de mulheres no mercado de trabalho.


     Lembrando que antes de fazer uso de qualquer medicação é imprescindível a visita ao ginecologista. Só ele poderá escolher o melhor fármaco para você, além de tirar todas as suas dúvidas. Além disso, os exames de rotina são essenciais para garantir sua saúde e bem-estar.

   

Qual sua composição? 

Associação de dois hormônios: estrógenos e progestágenos.

O estrógeno é o etinil-estradiol, um hormônio sintético. Ele é o responsável por alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, cloasma (aquelas manchinhas escuras na face) e irritabilidade.

Já o progestágeno varia conforme a dosagem e o tipo. Seus efeitos colaterais são aumento do peso, redução da libido, fadiga, depressão, pele oleosa e acne.

O mais antigo, chamado de 1° geração é a noretisterona, a qual já não é mais usada. Ela possui efeito androgênico, ou seja, espinhas, seborréia, rouquidão, perdas menstruais irregulares, entre outros. Além disso, aumenta o risco de tromboembolismo pulmonar (falaremos mais tarde). 

O representante da 2° geração é o levonorgestrel, que também possui efeito androgênico. Os mais comuns são: Evanor, Neovlar, Microvlar e Ciclo21. Para as adolescentes, esses são os mais indicados, para evitar osteoporose no futuro. 
 

Na 3° geração temos o gestodeno e o desogestrel, os quais tem ação anti-androgênica, ou seja, evitam esses sintomas. os mais comuns são: Femiane, Allestra e Tâmisa 20.




Já a drospirenona, fármaco de 4° geração (mais nova), além de possuir efeito anti-androgênica, também possui efeito anti-mineralocorticóide, ou seja, evita o famoso "inchaço" pela retenção de líquidos. Yasmin e Yaz são os mais comuns.


Quando começar a tomar?

Se você nunca usou nenhum tipo de ACO deve começar a tomar no 1° dia da menstruação, ou seja, 1° dia do ciclo menstrual. Se você utiliza outro método, deve respeitar o intervalo definido pelo método antigo. 
NUNCA ESQUEÇA: É importantíssimo usar camisinha no 1° mês de uso ou de troca. 

Qual o mecanismo de ação?

O principal é a inibição da ovulação. Mas outros eventos também acontecem: Tornam o muco cervical (do colo do útero) desfavorável, assim como o endométrio, o qual fica desfavorável para a implantação e modificam o transporte do óvulo pelas trompas.

Como usar?

Tomar todos os comprimidos da cartela, 1 vez ao dia, no mesmo horário, por dias consecutivos. Existem ACO de 21, 22, 24 e 28 dias. O período de pausa corresponderá ao número de dias que faltam para fechar o ciclo (28 dias). Nesse período de pausa ocorrerá o sangramento. Após a pausa, recomeçar, mesmo que o sangramento não tenha parado. 

Preciso fazer pausas, ou "descansos" depois de tomar por muito tempo?

Não. Pode ser usada desde a adolescência até a menopausa.

Xiiii... Esqueci, e agora?

Regra geral:

Se você esqueceu uma: Tome a pílula esquecida imediatamente. Se o esquecimento for menor de 12h você está protegida. Caso contrário, use camisinha.
Se você esqueceu 2 ou mais: Tome uma imediatamente, mesmo que tenha que tomar 2 comprimidos. O perigo maior está na 1° e 2° semanas. Use camisinha, pois o risco de gestação é maior.

Geralmente cada ACO tem um esquema para "esquecimento". Se você não conseguir falar com seu ginecologista, leia a bula e siga as recomendações até conseguir contato.

Quem NÃO pode usar?
  • História pessoal da câncer de mama;
  • Enxaqueca com aura (aquela em que a dor é precedida por "luzinhas" e "estrelinhas", visão borrada, manchas cegas);
  • Pacientes que tomam anticonvulsivante, com exceção do ácido valpróico;
  • Pacientes com doença no fígado, nas veias ou artérias ou nos rins;
  • Pacientes que estão imobilizadas;
  • Pacientes com trombofilias ou TEP (tromboembolismo pulmonar);
  • Fumantes com mais de 35 anos (se você possui menos que 35 anos e é fumante de até 15 cigarros por dia, pode utilizar, mas o acompanhamento médico deverá ser mais frequente);
  • História de IAM (infarto agudo do miocárdio);
  • História de HAS (hipertensão);
  • Diabetes de difícil controle;
Existem vantagens além da anticoncepção?

Sim. Os ACO protegem contra câncer de endométrio e ovário, diminuindo seu aparecimento em 50% após um ano de uso. Regularizam o ciclo menstrual, diminuem o tempo e a quantidade de sangramento. Também melhoram as doenças benignas da mama, como doença fibrocística e melhoram a acne leve.

E as desvantagens?

Também existem. Além dos efeitos colaterais citados, há um aumento no risco de câncer de mama.


E LEMBRE-SE: 

Os ACO não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DST's, onde se inclue o HIV. Não se arrisque. USE SEMPRE CAMISINHA!


OBS: Se você ainda não tem um ginecologista que a acompanhe, procure o posto de saúde mais próximo. Tanto os ACO, quanto a camisinha, são distribuídos em todos os postos de saúde do SUS - Sistema Único de Saúde. É só levar a carteira de identidade! Proteja-se!

18 comentários:

  1. Arrasoooou no post!
    Muito esclarecedor, tirou todas as minhas dúvidas e eu ainda aprendi muitas coisas que nem imaginava sobre os ACO!
    Tenho uma dúvida: como saber de qual geração é o ACO que eu uso?
    Parabéns pelo blog e continue postando!!
    Bjinhoss!
    Máscara

    ResponderExcluir
  2. Pois é, me deparei com a mesma dúvida da Marcela. Como saber de qual geração é o meu? E meus parabéns pelo post, está bem claro! ;)

    Beijinhos, Nanny

    PS: adoreei a charge hauhau

    ResponderExcluir
  3. Ai q lindo seu blog. Vc escreve mt bem, parabéns. Tbm to com a msm duvida q as meninas. Eu tomo o Artemides 35. Outra duvida é q sempre tomo o anti pela manha, mas ñ tenho um horario EXATO, tipo, as vezes tomo as 7h, as ezes, 8h e assim vai, mas nunca passa das 12h. Isso pd comprometer o funcionamento do emdicamento?

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!
    Muito obrigada pelos elogios...isso me instiga a querer fazer sempre algo melhor! Fico muito feli, de coração...

    Respondendo às dúvidas... Como o que varia é o componente progestágeno, você deverá ver sua classificação. Existem inúmeros progestágenos, mas aqui só citei os mais comuns! O Artemides 35, por exemplo, contém ciproterona, que é um fármaco antiandrogênico. Ele é "parente" do Diane 35, que é super conhecido!

    Em relação ao horário...o grande problema de tomar em horários diferentes é que você não cria uma rotina. Logo, se não for um hábito, pode esquecer de tomar. Um grande exemplo, são as pessoas que tomam antes de dormir. Mas esse antes de dormir pode ser ás 10h da noite ou ás 6h da manhã. Assim, o efeito contraceptivo fica diminuído. Minha sugestão Flor, é que você tente manter um horário fixo, claro que não precisa ser exatamente naquele segundo, mas não deixe passar muito tempo. É melhor não dar chance para o azar né!!!

    Qualquer dúvida, já sabem! Só dar um grito!

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma duvida pessoal.
    Nao moro no Brasil e to tomando un ACO que chama Marvelon (Desogestrel 150 mcg; Etinilestradiol 30 mcg) queria saber se no Brasil existe algum ACO com essa composicao que eu possa tomar.
    Eu tentei marcar gineco aqui, mas só tem pra maio e eu estou viajando em abril.
    Irei na gineco no Brasil, mas queria saber logo se existe un anti igual ai.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ariel, tudo bem?
    Existe sim: Microdiol e Primera 30.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, como prometido estamos seguindo com 2 contas.

    Ai galera depois das dica da corujinha não há desculpas na hora h hein, tem várias opções e não se esquecer da ''camisinha de força'' ne rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog, fiquei com uma dúvida, eu tomo o Allestra 30 que foi receitado pela minha ginecologista e segundo suas informações ele é da 3ª geração que seria pra evitar os sintomas do estrogeno e da progesterona correto? Mas em mim eu tenho os efeitos tanto de nauseas, enjoos, e a perda de libido, mas quando comentei com a minha gine ela não trocou o anti, será que numa troca isso mudaria?

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita, tudo bem?
    O Allestra tem sim efeito anti-androgênico, mas a náusea e o enjoo são mais relacionados a parte estrogênica da pílula. Já a libido, realmente, é mais ligada ao progestágeno. Mas nós temos que levar em consideração que cada organismo reage de uma forma diferente às medicações. Muitas vezes o que é muito bom para uma mulher, não é bom para outra e assim por diante! As vezes o organismo se adapta, outras a troca é necessária para que você tenha uma melhor qualidade de vida! Todos esses sintomas devem ser levados em conta pensando: "Quanto minha vida está sendo prejudicada?". Você deve sempre levar em consideração sua qualidade de vida, que é o mais importante! Converse com sua gineco e explique o quanto isso está afetando sua vida e ela conseguirá achar o melhor caminho, juntamente com você! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá corijinha,
    Adorei seu post. Sou de Portugal e concordo que este é um tema muito importante.
    Nem sempre as pessoas estão informadas e sabem como agir. Para que a informação certa chegue às pessoas que dela precisam veja mais em http://alturl.com/5nbp3

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog!
    Gostaria de saber se o Allestra 30 retem muito liquido, e se ajuda a combater as acnes?
    Ou voce poderia me indicar um que nao retenha liquido e para as acnes!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Eu tomo o allestra de 30 eu gostaria de saber se nos 7 dias que fico sem tomar a posibilidade de eu fica gravida e maior e quando que e meu periodo fertil?

    ResponderExcluir
  13. Olá..
    só uma correção: o GESTODENO tem ação ANDROGÊNICA e não ANTI-ANDROGENICA, como citado!

    ResponderExcluir
  14. ola nao gostaria de tomar aco pois acho que nao fazem bem ainda mais futuramente entao gostaria de saber se a camisinha e confiavel ao invez de aco?
    bjoo

    ResponderExcluir
  15. eu tomo o artemidis 35 desde novembro.. e todo mês sofro de infecção vaginal por cândida. tem alguma coisa haver com o anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  16. Tem algum q combata o inchaço ? Sofro com isso !

    Bjus Cris

    ResponderExcluir
  17. tomo microvilar, esse mes comprei errado e não percebi. So fui perceber depois que tomei o primeiro comprimido de outro (evanor). Posso tomar o segundo em diante de microvilar ou continuou no evanor?

    ResponderExcluir
  18. O ACO Nordette é bom?Engorda?Perde o Líbido?A minha médica passou ele mais não fui muito com a cara dele...por ser dado na rede pública fiquei um pouco sismada.

    ResponderExcluir

Deixe sua análise, elogio, crítica, dúvida ou sugestão!