domingo, 24 de abril de 2011

OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE





Oi pessoal, tudo bem??? Desculpem o sumiço da moça aqui, mas com o estágio corrido está sendo bem difícil atualizar o blog da maneira que eu gostaria =(

Muito obrigada pelos comentários e principalmente pelas sugestões! Prometo que vou fazer posts sobre todos eles, sem exceção!

Iria começar hoje, mas com essa função de Páscoa não consigo pensar em outra coisa além de CHOCOLATE!!! Vocês sabiam que o Brasil é o 7° consumidor mundial, com 137 mil toneladas por ano???

É algo irresistível né... gostoso, docinho, chocolate branco, preto, com castanhas, nozes,... hummmmm amo todos! Mas sempre vem aquele peso na consciência, ainda mais para nós, mulheres – sempre de dieta cuidadosas com a saúde.



Mas o chocolate tem muitos benefícios. É calórico, sim, mas também é nutritivo, contém sais minerais, vitaminas e também antioxidantes. Os principais antioxidantes são os flavonóides, epicatequina e ácido gálico. Eles ajudam a reduzir os riscos de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, diminuindo a tendência de coagulação das plaquetas (um componente do sangue) e de obstrução dos vasos capilares (os menores vasinhos do nosso corpo), e também ajudam a combater os radicais livres, os quais são responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de algumas doenças.

O chocolate também é rico em substâncias precursoras da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar (por isso amamos tanto na TPM) e ácido oléico, uma fonte de energia excelente.

E os diversos tipos de chocolate??? 

O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias, porém o chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Já o “diet”, os quais sempre devem ser consumidos por pessoas diabéticas, muitas vezes é mais calórico que o chocolate comum, pois ele precisa de mais gordura para garantir a mesma consistência, já que não tem açúcar na composição.

Outro ponto importante: Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Geralmente elas estão mais relacionadas com açúcar...



Depois de saber tanta coisa boa sobre o chocolate, dá para se jogar aproveitar aquele presentão de Páscoa, né?!

Mas nunca podemos esquecer... sempre consumir com moderação, nada em excesso é valoroso para nosso organismo. Como dizia aquele velho ditado... a diferença entre remédio e o veneno é apenas a quantidade.


FELIZ PÁSCOA E GRANDE BEIJO!!! :)


2 comentários:

  1. Huuuum..amo chocolate!!
    Bom saber de tudo isso, diminui o peso da consciência!! Haha..

    bjo=*

    ResponderExcluir
  2. Chocolate dos nossos prazeres... Companhia de noites perdidas seja na Páscoa ou em qualquer período do ano... rs

    .....
    http://mulherdejaleco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua análise, elogio, crítica, dúvida ou sugestão!